Blog

            

Intercâmbio com foco em profissões

Intercâmbio com foco em profissões auxilia quem busca se destacar no mercado

Com o mercado cada vez mais competitivo e com altas taxas de desemprego no país, os brasileiros têm buscado no intercâmbio uma forma de se diferenciar e crescer em suas profissões. Para muitas empresas a experiência no exterior se tornou pré-requisito, porque garante um funcionário que teve contato com uma língua estrangeira e também sabe lidar com os imprevistos e novos cenários.

Os profissionais que querem fortalecer seus currículos podem optar por um intercâmbio comum, apenas de línguas ou por outras duas modalidades que tem sido as mais escolhidas pelos jovens trabalhadores brasileiros: os cursos de idioma com foco em profissões e os cursos de certificados e extensão universitária.

Os cursos de idiomas com foco em profissões têm como objetivo desenvolver o vocabulário específico de cada profissão, com cursos nas áreas de negócios, aviação, direito, marketing, engenharia, medicina e saúde, finanças e turismo. Enquanto os cursos de idiomas comuns têm aulas mais voltadas para situações do dia a dia, como interações sociais, compras, transporte, etc.; os focados em profissões trabalham situações que os profissionais de cada área encaram em suas rotinas, como reuniões, escrita de e-mails e leitura de contratos, por exemplo. Mas os exercícios variam de acordo com cada profissão, com alguns tendo práticas de conversas ao telefone e outros, com análises de gráficos em outro idioma.

Normalmente esses cursos possuem uma carga horária voltada para o estudo do idioma (gramática, leitura, escrita e conversação) e outra completamente focada na área de atuação do profissional, onde a base alicerçada na primeira parte pode ser desenvolvida dentro das necessidades apresentadas na aula com foco na profissão.

Já os cursos de certificados e extensão universitária são ministrados dentro de renomadas universidades internacionais e oferecem as estudantes a chance de complementar os estudos realizados em suas áreas. Os cursos mais buscados são os de administração de empresas, comércio exterior, empreendedorismo, direito, tecnologia, recursos humanos, finanças, engenharia, marketing, turismo e artes.

Os interessados nessas modalidades precisam ter um nível mínimo de idioma intermediário, que poderá ter de ser comprovado por meio de teste de proficiência. No caso de extensões universitárias, as exigências podem incluir, ainda, a comprovação de experiência na área ou a realização de entrevistas com um professor ou coordenador da instituição de ensino. Para os profissionais que não podem se afastar de suas funções, esses cursos possuem versões mais curtas que podem ser conciliadas com os períodos de férias, entre uma a quatro semanas.

 

Alguns Destinos que Recomendamos

A conquista do seu intercâmbio está mais perto do que imagina


COLÔMBIA

Bogotá


MALTA

Valletta, Sliema, Saint Julians, Mdina, Mosta, Rabat


REPÚBLICA DOMINICANA

SANTO DOMINGO


IRLANDA

Dublin, Cork, Limerick, Galway


ÁFRICA DO SUL

CapeTown, Namibia


FRANÇA

Paris, Nice, Montpellier


ARGENTINA

Buenos Aires,


EQUADOR

Quito

2016- Travel Around the World - TAW - All rights reserved.