Blog

            

Como tirar o seu passaporte passo a passo

 

Já acertou todos os detalhes do seu intercâmbio? Ou começou o planejamento da próxima viagem de férias? Está na hora então de providenciar o seu passaporte. É um documento importantíssimo para que você possa realizar viagens internacionais e é indicado que você o faça com um bom tempo de antecedência. Caso o destino do intercâmbio ou passeio seja alguns dos países membros do Mercosul, aí você não precisa se preocupar porque basta apresentar o RG na imigração. Mas com o RG não rola o carimbo no passaporte, que é uma das lembranças mais bacanas das viagens. Abaixo organizamos um passo a passo para ajudar a você a tirar seu passaporte sem mistérios!

Passo 1 – Organizar todos os documentos necessários

- Documento de Identidade – RG (carteira de identidade), CNH (carteira de motorista – para quem tem), Carteira de Trabalho ou Passaporte Anterior. Caso você tenha casado ou mudado de nome, deve levar a Certidão de Casamento também.

- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (caso tenha ocorrido dois turnos, leve os comprovantes de ambos). Agora se você não encontrar os comprovantes, não precisa entrar em pânico, basta você solicitar uma declaração de quitação das obrigações eleitorais no seu Cartório Eleitoral.

- CPF – Se o número já consta na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é preciso levar o original.

- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens)

- Passaporte antigo (para quem vai fazer o novo – ah, se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro! Pode levar sem medo, no final do processo eles devolvem o passaporte antigo)

Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

 

Passo 2 – Preencher a solicitação de Emissão de Passaporte.

Você deve entrar no site da Polícia Federal e preencher as quatro partes do formulário com seus dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento (o qual você vai selecionar o mais próximo para você realizar a parte presencial do processo). Não esqueça de gerar a Guia de Recolhimento da União, conhecida como GRU, ao final da inclusão de seus dados (você precisará pagar ela, que é o próximo passo)

 

Passo 3 – Pagar a GRU

Com a GRU em mãos, você deve pagar o documento que hoje custa R$257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos). Você deve guardar o comprovante de pagamento e leva-lo junto com seus documentos no atendimento presencial.

 

Passo 4 – Agendar o atendimento presencial

Após a compensação do pagamento da GRU, você deve entrar no site da Polícia Federal e agendar seu atendimento presencial na unidade emissora de passaporte mais próxima da sua casa.

 

Passo 5 – Comparecer no posto de atendimento com toda documentação

Quando chegar o dia e horário que você agendou, compareça ao posto com toda a documentação, a guia GRU com o comprovante de pagamento e o comprovante de agendamento. Não é necessário levar fotografia, a mesma será feita pela própria Policia Federal durante o atendimento. Eles irão conferir todas as documentações, tirar sua fotografia, digitais e pegar sua assinatura.

 

Passo 6 – Aguardar o passaporte

Essa é a parte de maior ansiedade. Você já levou todos os documentos, pagou, fez fotos e só resta esperar. Acompanhe o andamento do pedido pelo site e fique ligado no seu email para conferir se não chegou uma mensagem avisando da retirada do passaporte. Quando o aviso chegar, vá para o último passo....

 

Passo 7 – Retire seu passaporte

Vá até o posto e retire seu passaporte. Agora é só se preparar para a viagem!

Tem mais alguma dúvida? Acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte.

Alguns Destinos que Recomendamos

A conquista do seu intercâmbio está mais perto do que imagina


MALTA

Valletta, Sliema, Saint Julians, Mdina, Mosta, Rabat


COLÔMBIA

Bogotá


IRLANDA

Dublin, Cork, Limerick, Galway


AUSTRÁLIA

Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast, Canberra


NOVA ZELÂNDIA

Auckland, Christchurch, Wellington


ESPANHA

Madrid, Barcelona, Valencia, Tenerife, Cadiz, Sevilla


ITÁLIA

Roma, Milão, Florença, Siena, Calábria


CHINA

Pequim

2016- Travel Around the World - TAW - All rights reserved.