Blog

            

Você sabe o que é o Programa de Voluntariado?

Voluntariado na África do Sul oferece oportunidades de trabalhos com crianças, idosos e animais selvagens

No voluntariado no exterior, o participante se doa e ajuda quem tanto precisa de apoio. E fazendo o bem, é recompensado conhecendo novas realidades, vivendo experiências inesquecíveis e ainda colocando em prática a língua inglesa. A África do Sul, que ganhou os holofotes durante a Copa do Mundo de 2010, oferece diferentes oportunidades de trabalho voluntário, é possível realizar ações em orfanatos, hospitais, asilos e em programas de proteção animal, por exemplo. Os programas funcionam ao longo do ano, permitindo aos voluntários embarcarem nas datas mais apropriadas para suas agendas.

Para participar dos programas de voluntariado, é preciso ter mais de 18 anos e entrar em contato com uma agência (a TAW Intercâmbios tem uma equipe preparada para te auxiliar em todos os detalhes) que faz o intermédio com as ONGs. Depois desse primeiro contato, o interessado realiza um teste de idioma. É necessário ter um nível no mínimo intermediário, o que significa que o voluntário precisa saber se comunicar relativamente bem, afinal vai participar de programas em que precisará interagir com crianças, idosos, veterinários, etc. Com o teste feito, o participante passará sua documentação à agência, que repassará a ONG e assim que tudo estiver aprovado, o voluntário deverá preparar as passagens e tomar as vacinas requeridas. Há pacotes a partir de uma semana, embora os mais escolhidos sejam os de quatro semanas. África do Sul é uma ótima escolha para quem deseja realizar o voluntariado, porque os programas são bem estruturados. Os pacotes de trabalho voluntário incluem hospedagem, alimentação e transfer na chegada. Outros motivos são a moeda local (rand) que tem cotação desvalorizada em comparação com o real, o que torna toda a experiência mais em conta se comparada a destinos como Europa e Estados Unidos; o fato do país não exigir visto para intercâmbios inferiores há três meses e o idioma oficial ser o inglês. Além de tudo isso, o país tem paisagens incríveis e merece ser visitado.

Entre os programas de voluntariado oferecido há os de prática de esportes para crianças; ensino em escolas; cuidado de bebês e crianças em orfanatos; auxílio em fazendas de produtos orgânicos; apoio a instituições que abrigam crianças especiais; cuidado de idosos em asilos locais; assistência a enfermeiras com o cuidado de crianças hospitalizadas; alimentação de animais em reabilitação; recolocação de alguns animais, tais como alguns dos Big 5 (elefantes, búfalos, rinocerontes, leões e leopardos); reabilitação de cães, gatos e animais domésticos feridos e abandonados; melhoria da vida de grandes felinos como leões, leopardos e tigres; entre outros.

Alguns Destinos que Recomendamos

A conquista do seu intercâmbio está mais perto do que imagina


NOVA ZELÂNDIA

Auckland, Christchurch, Wellington


ÁFRICA DO SUL

CapeTown, Namibia


IRLANDA

Dublin, Cork, Limerick, Galway


CANADÁ

Toronto, Vancouver, Ottawa, Montreal


BOLÍVIA

Sucre


COSTA RICA

San José


ALEMANHA

Munich, Berlim, Frankfurt, Dusseldorf


FRANÇA

Paris, Nice, Montpellier

2016- Travel Around the World - TAW - All rights reserved.